No post anterior, mencionamos que a Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta que não substitui o intelecto humano. No entanto, como ferramenta, ela pode auxiliar o ser humano no processo de aprendizado.
Engana-se quem pensa que as pessoas deixarão de estudar e dependerão unicamente da Inteligência Artificial. Na verdade, o que ocorre é o contrário: é necessário estudar cada vez mais, principalmente para aproveitar ao máximo o potencial dessa ferramenta.
Você pode usar a Inteligência Artificial como uma ferramenta de aprendizado. Uma das formas mais básicas é fazer perguntas contínuas sobre um determinado assunto. Também é possível solicitar comandos específicos para que a IA desenvolva o tema de forma fácil de ser compreendida pelo usuário.
Dicas para melhorar seus estudos com a Inteligência Artificial:
- Seja cordial com o robô: algumas Inteligências Artificiais não respondem ou demonstram incômodo quando recebem apenas prompts e inputs de comandos. Portanto, converse, cumprimente e aproxime-se do seu “professor virtual”.
- Seja claro sobre o que deseja saber: perguntas genéricas resultarão em respostas genéricas. Se deseja mais detalhes, especifique.
- Solicite exemplos e fontes: lembre-se de pedir as fontes e os autores consultados pela IA. Dependendo do assunto, ela pode fornecer informações imprecisas que precisam ser verificadas.
- Informe seu nível de conhecimento sobre o assunto em questão: dessa forma, a IA saberá a partir de qual ponto começar a trabalhar e qual linguagem será mais adequada.
Obviamente, uma Inteligência Artificial não substitui o professor, muito menos o pesquisador. Contudo, a IA é uma excelente auxiliar, complementando o ensinado em sala de aula com informações relevantes em sintonia com pesquisas recentes.